Concepção, Gestação, Bebê e Infância
Casal e Família
Relações de Gênero
Sexualidade Humana
DST's & AIDS
Métodos Contraceptivos
Estresse & Ansiedade
Medos & Fobias
Saúde & Prevenção
Hábitos e Disfunções Alimentares
Qualidade de Vida
Neurociências
Dependência química
Farmacologia
Psicologia Organizacional
Psicologia Acadêmica
Psicologia do Trânsito
Ética & Legislação
Direitos e Declarações Universais
Instituições
Notícias
Indicações Bibliograficas
Utilidade pública
Normas e Responsabilidades
Sobre o Site



Marcos A. L. Renna - Contato: 2965-4042 / 98458-4892
DSM-IV
4ª Edição
Home » DSM-IV » Delirium, Demência, Transtorno Amnéstico e Outros Transtornos Cognitivos

Delirium, Demência, Transtorno Amnéstico e Outros Transtornos Cognitivos

Delirium, Demência, Transtorno Amnéstico e Outros Transtornos Cognitivos


Esta seção inclui Delirium, Demência, Transtornos Amnésticos e Transtorno Cognitivo Sem Outra Especificação. A perturbação predominante é um déficit clinicamente significativo na cognição ou memória que representa uma alteração importante em relação ao nível anterior de funcionamento. Para cada transtorno nesta seção, a etiologia é uma condição médica geral (embora a condição médica geral específica possa não ser identificável) ou uma substância (uma droga de abuso, medicamento ou toxina), ou uma combinação desses fatores.

No DSM-III-R, esses transtornos foram colocados em uma seção intitulada "Síndromes e Transtornos Mentais Orgânicos". A expressão transtorno mental orgânico foi abandonada no DSM-IV, por implicar, incorretamente, que transtornos mentais "não-orgânicos" não possuem uma base biológica. No DSM-IV, os transtornos anteriormente denominados "transtornos mentais orgânicos" foram agrupados em três seções:

1) Delirium, Demência, Transtornos Amnésticos e Outros Transtornos Cognitivos;

2) Transtornos Mentais Devido a Uma Condição Médica Geral; e

3) Transtornos Relacionados a Substâncias.

Um Delirium é caracterizado por uma perturbação na consciência e por uma alteração na cognição que se desenvolvem em um curto período de tempo. Os transtornos incluídos na seção relativa a "Delirium" são relacionados de acordo com a suposta etiologia: Delirium Devido a uma Condição Médica Geral, Delirium Induzido por Substância (isto é, devido a uma droga de abuso, um medicamento ou exposição a toxina), Delirium Devido a Múltiplas Etiologias ou Delirium Sem Outra Especificação (se a etiologia é indeterminada).

Uma Demência caracteriza-se por múltiplos déficits cognitivos que incluem prejuízo de memória. As Demências também são relacionadas de acordo com sua suposta etiologia: Demência do Tipo Alzheimer, Demência Vascular, Demência Devido a Outras Condições Médicas Gerais (por ex., doença do vírus da imunodeficiência adquirida [HIV], traumatismo craniano, doença de Parkinson, doença de Huntington) Demência Persistente Induzida por Substância, (isto é, devido a uma droga de abuso, um medicamento ou exposição a uma toxina), Demência Devido a Múltiplas Etiologias ou Demência Sem Outra Especificação (se a etiologia é indeterminada).

Um transtorno amnéstico é caracterizado por prejuízo de memória na ausência de outros prejuízos cognitivos significativos. Os transtornos na seção relativa a "Transtornos Amnésticos" também são relacionados de acordo com a possível etiologia: Transtorno Amnéstico Devido a uma Condição Médica Geral, Transtorno Amnéstico Persistente Induzido por Substância ou Transtorno Amnéstico Sem Outra Especificação.

O Transtorno Cognitivo Sem Outra Especificação serve para apresentações caracterizadas por disfunção cognitiva presumivelmente devido a uma condição médica geral ou uso de substância que não satisfazem os critérios para quaisquer dos transtornos relacionados em outro ponto desta seção.

Um texto introdutório discute as características gerais de cada grupo de transtornos, independentemente de sua etiologia, seguido de texto e critérios para cada transtorno com etiologia específica.


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do amigo:

E-mail do amigo:

Mensagem:

Código de segurança (Repita o código):
 


Home :: Eventos :: Dicionário :: DSM-IV :: CID-10 :: Contato               PsicNet - Todos os direitos reservados