Concepção, Gestação, Bebê e Infância
Casal e Família
Relações de Gênero
Sexualidade Humana
DST's & AIDS
Métodos Contraceptivos
Estresse & Ansiedade
Medos & Fobias
Saúde & Prevenção
Hábitos e Disfunções Alimentares
Qualidade de Vida
Neurociências
Dependência química
Farmacologia
Psicologia Organizacional
Psicologia Acadêmica
Psicologia do Trânsito
Ética & Legislação
Direitos e Declarações Universais
Instituições
Notícias
Indicações Bibliograficas
Utilidade pública
Normas e Responsabilidades
Sobre o Site



Marcos A. L. Renna - Contato: 2965-4042 / 98458-4892
DSM-IV
4ª Edição
Home » DSM-IV » Delirium Devido a uma Condição Médica Geral - 293.0

Delirium Devido a uma Condição Médica Geral - 293.0

293.0  Delirium Devido a uma Condição Médica Geral

Características e Aspectos Associados

As características descritivas do Delirium Devido a uma Condição Médica Geral (Critérios A-C).  Além disso, para o diagnóstico de Delirium Devido a uma Condição Médica Geral, deve haver evidências, a partir da história, exame físico ou achados laboratoriais, de que a perturbação cognitiva é uma conseqüência fisiológica direta de uma condição médica geral (Critério D).
A fim de determinar se o delirium é devido a uma condição médica geral, o profissional deve, primeiro, estabelecer a presença desta condição, e uma relação etiológica do delirium com a mesma. Uma avaliação cuidadosa e abrangente de múltiplos fatores é necessária para fazer este julgamento. Embora não existam diretrizes infalíveis, diversas considerações oferecem alguma orientação quanto a esta área. Uma delas consiste na presença de uma associação temporal entre o início, exacerbação ou remissão da condição médica geral e do delirium. Evidências a partir da literatura sugerindo a possível existência de uma associação direta entre a condição médica geral em questão e o desenvolvimento de um delirium podem oferecer um contexto útil na avaliação de uma determinada situação. Além disso, o clínico também deve determinar que a perturbação não é melhor explicada por um Delirium Induzido por Substância ou um transtorno mental primário (por ex., um Episódio Maníaco). Essa determinação é explicada em maiores detalhes na seção "Transtornos Mentais Devido a uma Condição Médica Geral".
O delirium pode estar associado com muitas condições médicas gerais distintas, cada qual com exame físico e achados laboratoriais característicos. Nas doenças sistêmicas, geralmente não se encontram sinais neurológicos focais. Várias formas de tremor podem estar presentes. A asterixia, um movimento de agitar as mãos hiperestendidas, foi originalmente descrita na encefalopatia hepática, mas também pode ser encontrada em associação com outras causas de delirium. Sinais de hiperatividade autonômica (por ex., taquicardia, sudorese, rubor facial, pupilas dilatadas e pressão sangüínea elevada) ocorrem com freqüência. Além dos achados laboratoriais característicos das condições médicas gerais (ou intoxicação ou estados de abstinência) que representam fatores etiológicos, o EEG geralmente é anormal, mostrando lentificação ou atividade rápida generalizadas.

Procedimentos de Registro

No registro do diagnóstico de Delirium Devido a uma Condição Médica Geral, o clínico deve anotar tanto o delirium quanto a condição médica geral identificada supostamente causadora da perturbação no Eixo I (por ex., 293.0 Delirium Devido à Hipoglicemia). O código da CID-9-MC para a condição médica geral deve ser também anotado no Eixo III (por ex., 251.2 hipoglicemia) (Ver Apêndice G para uma lista de códigos selecionados da CID-9-MC para condições médicas gerais). Em um indivíduo com história estabelecida de Demência do Tipo Alzheimer ou Demência Vascular, um delirium superposto deve ser anotado, pela codificação do subtipo apropriado de demência (por ex., 290.3 Demência do Tipo Alzheimer, Com Início Tardio, Com Delirium). No caso de outras demências, tanto a demência quanto o Delirium devem ser codificados no Eixo I (por ex., [126]294.1Demência Devido à Doença de Parkinson e 293.0 Delirium Devido à Encefalopatia Hepática). Em situações nas quais não está claro se os déficits cognitivos se devem a delirium ou demência, pode ser útil fazer um diagnóstico adicional de delirium e observar atentamente a pessoa, enquanto continuam os esforços para identificar a natureza da perturbação.

Condições Médicas Gerais Associadas

As condições médicas gerais etiológicas para delirium incluem infecções sistêmicas, transtornos metabólicos (por ex., hipóxia, hipercapnia, hipoglicemia), desequilíbrios eletrolíticos, doença hepática ou renal, deficiência de tiamina, estados pós-operatórios, encefalopatia hipertensiva, estados convulsivos pós-ictais e seqüelas de traumatismo craniano. Certas lesões focais do lobo parietal direito e superfície ínfero-medial do lobo occipital também podem provocar delirium.

Diagnóstico Diferencial

Critérios Diagnósticos para F05.0 - 293.0 Delirium Devido a... [Indicar a Condição Médica Geral]

A. Perturbação da consciência (isto é, redução da clareza da consciência em relação ao ambiente), com redução da capacidade de direcionar, focalizar, manter ou deslocar a atenção.

B. Uma alteração na cognição (tal como déficit de memória, desorientação, perturbação da linguagem) ou desenvolvimento de uma perturbação da percepção que não é melhor explicada por uma demência preexistente, estabelecida ou em evolução.

C. A perturbação desenvolve-se ao longo de um curto período de tempo (em geral de horas a dias), com tendência a flutuações no decorrer dia.

D. Existem evidências, a partir da história, exame físico ou achados laboratoriais, de que a perturbação é causada por conseqüências fisiológicas diretas de uma condição médica geral.

Nota para a codificação: Se o delirium está sobreposto a uma Demência preexistente do Tipo Alzheimer ou Demência Vascular, indicar o delirium codificando o subtipo apropriado de demência, por ex., 290.3 Demência do Tipo Alzheimer, Com Início Tardio, Com Delirium.
Nota para a codificação: Incluir o nome da condição médica geral no Eixo I, por ex., 293.0 Delirium Devido à Encefalopatia Hepática; codificar também a condição médica geral no Eixo III .


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do amigo:

E-mail do amigo:

Mensagem:

Código de segurança (Repita o código):
 


Home :: Eventos :: Dicionário :: DSM-IV :: CID-10 :: Contato               PsicNet - Todos os direitos reservados