Concepção, Gestação, Bebê e Infância
Casal e Família
Relações de Gênero
Sexualidade Humana
DST's & AIDS
Métodos Contraceptivos
Estresse & Ansiedade
Medos & Fobias
Saúde & Prevenção
Hábitos e Disfunções Alimentares
Qualidade de Vida
Neurociências
Dependência química
Farmacologia
Psicologia Organizacional
Psicologia Acadêmica
Psicologia do Trânsito
Ética & Legislação
Direitos e Declarações Universais
Instituições
Notícias
Indicações Bibliograficas
Utilidade pública
Normas e Responsabilidades
Sobre o Site



Marcos A. L. Renna - Contato: 2965-4042 / 98458-4892
DSM-IV
4ª Edição
Home » DSM-IV » Diagnóstico Diferencial para Fator Psicológico Afetando a Condição Médica - 316

Diagnóstico Diferencial para Fator Psicológico Afetando a Condição Médica - 316

Diagnóstico Diferencial para Fator Psicológico Afetando a Condição Médica - 316

Uma associação temporal entre os sintomas de um transtorno mental e de uma condição médica geral também é característica de um Transtorno Mental Devido a uma Condição Médica Geral, mas a presumível causalidade dá-se na direção oposta. Em um Transtorno Mental Devido a uma Condição Médica Geral, a condição médica geral supostamente está causando o transtorno mental, através de um mecanismo fisiológico direto. Nos Fatores Psicológicos que Afetam a Condição Médica, supõe-se que os fatores psicológicos ou comportamentais afetem o curso da condição médica geral.

Os Transtornos por Uso de Substâncias (por ex., Dependência de Álcool, Dependência de Nicotina) afetam adversamente o prognóstico de muitas condições médicas gerais. Se um indivíduo tem um Transtorno por Uso de Substância coexistente que afeta adversamente ou causa uma condição médica geral, o Transtorno Mental Afetando a Condição Médica pode ser codificado no Eixo I, além do Transtorno por Uso de Substância. Para os padrões de uso de substância afetando uma condição médica geral que não satisfazem os critérios para Transtorno por Uso de Substância, Comportamentos de Saúde Mal-Adaptativos Afetando a Condição Médica pode ser a especificação correta.

Os Transtornos Somatoformes são caracterizados pela presença tanto de fatores psicológicos quanto de sintomas físicos, mas não existe uma condição médica geral que possa explicar completamente os sintomas físicos. Em contraste, nos Fatores Psicológicos Afetando a Condição Médica, os fatores psicológicos afetam adversamente uma condição médica geral diagnosticável. Os fatores psicológicos que afetam síndromes dolorosas não são diagnosticados como Fatores Psicológicos Afetando a Condição Médica, mas como Transtorno Doloroso Associado com Fatores Psicológicos ou como Transtorno Doloroso Associado tanto com Fatores Psicológicos quanto com uma Condição Médica Geral.

Quando a falta de aderência ao tratamento de uma condição médica geral resulta de fatores psicológicos, mas torna-se um foco importante de atenção clínica, Falta de Aderência ao Tratamento deve ser codificada.

F54 ... - 316... [Fator Psicológico Especificado] Afetando... [Indicar a Condição Médica Geral]

A. Uma condição médica geral (codificada no Eixo III) está presente.

B. Fatores psicológicos afetam adversamente a condição médica geral de uma das seguintes maneiras:

(1) os fatores influenciaram o curso da condição médica geral, como demonstrado por uma estreita associação temporal entre os fatores psicológicos e o desenvolvimento, a exacerbação ou o atraso na recuperação da condição médica geral

(2) os fatores interferem no tratamento da condição médica geral

(3) os fatores constituem riscos adicionais para a saúde do indivíduo

(4) respostas fisiológicas relacionadas ao estresse precipitam ou exacerbam sintomas da condição médica geral

Selecionar o nome com base na natureza dos fatores psicológicos (Se mais de um fator estiver presente, indicar o que mais se destaca):

Transtorno Mental Afetando... [Indicar a Condição Médica Geral] (por ex., um transtorno do Eixo I, como Transtorno Depressivo Maior, atrasando a recuperação de um infarto do miocárdio).

Sintomas Psicológicos Afetando... [Indicar a Condição Médica Geral] (por ex., sintomas depressivos atrasando a recuperação de uma cirurgia; ansiedade exacerbando asma).

Traços da Personalidade ou Forma de Manejo Afetando... [Indicar a Condição Médica Geral] (por ex., negação patológica da necessidade de cirurgia em um paciente com câncer; comportamento hostil e tenso contribuindo para uma doença cardiovascular).

Comportamentos de Saúde Mal-Adaptativos Afetando... [Indicar a Condição Médica Geral] (por ex., excessos alimentares, falta de exercícios, sexo inseguro).

 

Resposta Fisiológica Relacionada ao Estresse Afetando... [Indicar a Condição Médica Geral] (por ex., exacerbações de úlcera, hipertensão, arritmia ou cefaléia tensional).

 

Fatores Psicológicos ou Outros Inespecificados Afetando... [Indicar a Condição Médica Geral] (por ex., fatores interpessoais, culturais ou religiosos).

Transtornos dos Movimentos Induzidos por Medicamentos

APÊNDICE D

Os seguintes Transtornos dos Movimentos Induzidos por Medicamentos são incluídos aqui em razão de sua freqüente importância para

1) o manejo de transtornos mentais ou condições médicas gerais com medicamentos e

2) o diagnóstico diferencial com transtornos do Eixo I (por ex., Transtorno de Ansiedade versus Acatisia Induzida por Neurolépticos; catatonia versus Síndrome Neuroléptica Maligna. Embora esses transtornos sejam rotulados como "induzidos por medicamentos", freqüentemente é difícil estabelecer o relacionamento causal entre a exposição ao medicamento e o desenvolvimento do transtorno do movimento, especialmente porque alguns desses transtornos dos movimentos também podem ocorrer na ausência de uma exposição ao medicamento. O termo neuroléptico é usado amplamente neste manual, com referência a medicamentos com propriedades de agonistas dopamínicos. Esses incluem os chamados agentes antipsicóticos "típicos" (por ex., clorpromazina, haloperidol, flufenazina), agentes antipsicóticos "atípicos" (por ex., clozapina), certas drogas bloqueadoras dos receptores dopamínicos usadas no tratamento de sintomas tais como náusea e gastroparesia (por ex., proclorperazina, prometazina, trimetobenzamida, trietilperazina e metoclopramida) e amoxapina, que é comercializada como um antidepressivo. Os Transtornos dos Movimentos Induzidos por Medicamentos devem ser codificados no Eixo I.


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do amigo:

E-mail do amigo:

Mensagem:

Código de segurança (Repita o código):
 


Home :: Eventos :: Dicionário :: DSM-IV :: CID-10 :: Contato               PsicNet - Todos os direitos reservados