Concepção, Gestação, Bebê e Infância
Casal e Família
Relações de Gênero
Sexualidade Humana
DST's & AIDS
Métodos Contraceptivos
Estresse & Ansiedade
Medos & Fobias
Saúde & Prevenção
Hábitos e Disfunções Alimentares
Qualidade de Vida
Neurociências
Dependência química
Farmacologia
Psicologia Organizacional
Psicologia Acadêmica
Psicologia do Trânsito
Ética & Legislação
Direitos e Declarações Universais
Instituições
Notícias
Indicações Bibliograficas
Utilidade pública
Normas e Responsabilidades
Sobre o Site



Marcos A. L. Renna - Contato: 2965-4042 / 98458-4892
DSM-IV
4ª Edição
Home » DSM-IV » Diagnóstico Diferencial para Transtorno Depressivo Maior

Diagnóstico Diferencial para Transtorno Depressivo Maior

Diagnóstico Diferencial

No DSM-IV, os indivíduos cuja apresentação satisfaz esses critérios para pesquisas seriam diagnosticados como tendo Transtorno de Ajustamento com Humor Deprimido, no caso de os sintomas depressivos ocorrerem em resposta a um estressor psicossocial; de outro modo, o diagnóstico apropriado é de Transtorno Depressivo Sem Outra Especificação.

Um episódio de transtorno depressivo menor é diferenciado de um Episódio Depressivo Maior pelo número de sintomas exigidos (dois a quatro sintomas para transtorno depressivo menor e pelo menos cinco sintomas para Episódio Depressivo Maior). Este transtorno proposto é considerado uma categoria residual e não deve ser usado se existe uma história de um Episódio Depressivo Maior, Episódio Maníaco, Episódio Misto ou Episódio Hipomaníaco, ou se a apresentação satisfaz os critérios para Transtorno Distímico ou Transtorno Ciclotímico. Os sintomas que satisfazem esses critérios para pesquisas para transtorno depressivo menor podem ser difíceis de diferenciar de períodos de tristeza que fazem parte da vida cotidiana. Este transtorno proposto exige que os sintomas depressivos estejam presentes na maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos 2 semanas. Além disso, os sintomas depressivos devem causar sofrimento ou prejuízo clinicamente significativos. Os sintomas depressivos que ocorrem em resposta à perda de um ente querido são considerados Luto (a menos que satisfaçam os critérios para Episódio Depressivo Maior). Um Transtorno do Humor Induzido por Substância é diferenciado desta perturbação no sentido de que os sintomas depressivos são devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma droga de abuso (por ex., álcool ou cocaína) ou aos efeitos colaterais de medicamentos (por ex., esteróides). Um Transtorno do Humor Devido a uma Condição Médica Geral é distinguido desta perturbação no sentido de que os sintomas são devido a uma condição médica geral (por ex., hipotiroidismo). Uma vez que sintomas depressivos são características associadas comuns de transtornos psicóticos, eles não recebem um diagnóstico separado se ocorrem exclusivamente durante Esquizofrenia, Transtorno Esquizofreniforme, Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno Delirante ou Transtorno Psicótico Sem Outra Especificação. O relacionamento deste transtorno proposto com as diversas outras categorias propostas, incluídas neste apêndice (isto é, transtorno depressivo breve recorrente, transtorno da personalidade depressiva e transtorno misto de ansiedade-depressão), e com outros Transtornos da Personalidade não é conhecido, mas pode haver substancial sobreposição entre eles.

Critérios para pesquisas para transtorno depressivo menor

A. Uma perturbação do humor, conforme é definida a seguir:

(1) pelo menos dois (mas menos de 5) dos sintomas seguintes estiveram presentes durante o mesmo período de 2 semanas e representam uma alteração em um nível anterior de funcionamento; pelo menos um dos sintomas é (a) ou (b);

(a) humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, indicado por relato subjetivo (por ex., sente-se triste ou vazio) ou pela observação por outros (por ex., parece chorar).

Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.

(b) interesse ou prazer acentuadamente diminuídos por todas ou  quase todas as atividades na maior parte do dia, praticamente todos os dias (indicado por relato subjetivo ou observação por outros)

(c) perda significativa de peso quando não em dieta ou ganho de peso (por ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou diminuição ou aumento do apetite, quase todos os dias.

Nota: Em crianças, considerar o fracasso em atingir o peso esperado

(d) insônia ou hipersonia praticamente todos os dias

(e) agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observável por outros, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou lentidão)

(f) fadiga ou perda de energia quase todos os dias

(g) sensação de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada (podendo ser delirante), quase todos os dias (não meramente auto-recriminação ou culpa por estar enfermo)

(h) capacidade diminuída para pensar ou concentrar-se, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observada por outros)

(i) idéias recorrentes de morte (não apenas medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, ou uma tentativa ou plano específico para cometer suicídio

(2) os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo

(3) os sintomas não são devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral (por ex., hipotiroidismo)

(4) os sintomas não são melhor explicados por Luto (isto é, uma reação normal à morte de um ente querido)

B. Jamais houve um Episódio Depressivo Maior, nem são satisfeitos os critérios para Transtorno Distímico.

C. Jamais houve um Episódio Maníaco, um Episódio Misto, ou um Episódio Hipomaníaco, nem são satisfeitos os critérios para Transtorno Ciclotímico.

Nota: Esta exclusão não se aplica se todos os episódios tipo maníacos, tipo mistos ou tipo hipomaníacos foram induzidos por substância ou tratamento.

D. A perturbação do humor não ocorre exclusivamente durante Esquizofrenia, Transtorno Esquizofreniforme, Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno Delirante ou Transtorno Psicótico Sem Outra Especificação.


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do amigo:

E-mail do amigo:

Mensagem:

Código de segurança (Repita o código):
 


Home :: Eventos :: Dicionário :: DSM-IV :: CID-10 :: Contato               PsicNet - Todos os direitos reservados