Transtornos de humor [afetivos] persistentes - F34
F34 Transtornos de humor [afetivos] persistentes Transtornos do humor persistentes e habitualmente flutuantes, nos quais os episódios individuais não são suficientemente graves para justificar um diagnóstico de episódio maníaco ou de episódio depressivo leve. Como persistem por anos e, por vezes, durante a maior parte da vida adulta do paciente, levam contudo a um sofrimento e à incapacidade consideráveis. Em certos casos, episódios maníacos ou depressivos recorrentes ou isolados podem se superpor a um transtorno afetivo persistente. F34.0 Ciclotimia Instabilidade persistente do humor que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve elação nenhum deles suficientemente grave ou prolongado para responder aos critérios de um transtorno afetivo bipolar (F31.-) ou de um transtorno depressivo recorrente (F33.-). O transtorno se encontra freqüentemente em familiares de pacientes que apresentam um transtorno afetivo bipolar. Algumas pessoas ciclotímicas apresentarão elas próprias ulteriormente um transtorno afetivo bipolar. Personalidade:
· ciclóide · ciclotímica Transtorno afetivo da personalidade F34.1 Distimia Rebaixamento crônico do humor, persistindo ao menos por vários anos, mas cuja gravidade não é suficiente ou na qual os episódios individuais são muito curtos para responder aos critérios de transtorno depressivo recorrente grave, moderado ou leve (F33.-). Depressão:
· ansiosa persistente · neurótica
Neurose depressiva Personalidade depressiva Exclui:
depressão ansiosa (leve ou não-persistente) (F41.2) F34.8 Outros transtornos do humor [afetivos] persistentes F34.9 Transtorno do humor [afetivo] persistente não especificado
|