Transtornos da alimentação - F50
F50 Transtornos da alimentação Exclui: anorexia SOE (R63.0) dificuldade e maus hábitos alimentares (R63.3)polifagia (R63.2)
transtorno da alimentação da primeira e da segunda infância (F98.2) F50.0 Anorexia nervosa Anorexia nervosa é um transtorno caracterizado por perda de peso intencional, induzida e mantida pelo paciente. O transtorno ocorre comumente numa mulher adolescente ou jovem, mas pode igualmente ocorrer num homem adolescente ou jovem, como numa criança próxima à puberdade ou numa mulher de mais idade até na menopausa. A doença está associada a uma psicopatologia específica, compreendendo um medo de engordar e de ter uma silhueta arredondada, intrusão persistente de uma idéia supervalorizada. Os pacientes se impõem a si mesmos um baixo peso. Existe comumente desnutrição de grau variável que se acompanha de modificações endócrinas e metabólicas secundárias e de perturbações das funções fisiológicas. Os sintomas compreendem uma restrição das escolhas alimentares, a prática excessiva de exercícios físicos, vômitos provocados e a utilização de laxantes, anorexígeros e de diuréticos. Exclui: perda de apetite (R63.0):
· psicogênica (F50.8) F50.1 Anorexia nervosa atípica Transtornos que apresentam algumas das características da anorexia nervosa mas cujo quadro clínico global não justifica tal diagnóstico. Por exemplo, um dos sintomas-chave, tal como um temor acentuado de ser gordo ou a amenorréia, pode estar ausente na presença de uma acentuada perda de peso e de um comportamento para emagrecer. Este diagnóstico não deve ser feito na presença de transtornos físicos conhecidos associados à perda de peso. F50.2 Bulimia nervosa A bulimia é uma síndrome caracterizada por acessos repetidos de hiperfagia e uma preocupação excessiva com relação ao controle do peso corporal conduzindo a uma alternância de hiperfagia e vômitos ou uso de purgativos. Este transtorno partilha diversas características psicológicas com a anorexia nervosa, dentre as quais uma preocupação exagerada com a forma e peso corporais. Os vômitos repetidos podem provocar perturbações eletrolíticas e complicações somáticas. Nos antecedentes encontra-se freqüentemente, mas nem sempre, um episódio de anorexia nervosa ocorrido de alguns meses a vários anos antes.
Bulimia SOE Hiperorexia nervosa F50.3 Bulimia nervosa atípica Transtornos que apresentam algumas características da bulimia nervosa mas cujo quadro clínico global não justifica tal diagnóstico. Por exemplo, pode haver acessos repetidos de hiperfagia e de uso exagerado de laxativos sem uma alteração significativa de peso ou então a preocupação típica e exagerada com a forma e peso corporais pode estar ausente. F50.4 Hiperfagia associada a outros distúrbios psicológicos Hiperfagia devida a eventos estressantes, tais como lutos, acidentes, partos etc. Hiperfagia psicogênica Exclui:
obesidade (E66.-) F50.5 Vômitos associados a outros distúrbios psicológicos Vômitos repetidos que podem ocorrer nos transtornos dissociativos (F44.-) e hipocondríacos (F45.2) e que não são exclusivamente imputáveis a uma das afecções classificadas fora do Capítulo V. Pode-se também empregar este código em suplemento a O21.- (hiperemese na gravidez) quando fatores emocionais predominam entre as causas das náuseas e vômitos recorrentes no curso da gravidez. Vômitos psicogênicos Exclui: náusea (R11) vômitos SOE (R11) F50.8 Outros transtornos da alimentação
Perda do apetite psicogênica Pica do adulto Exclui: pica do lactente e da criança (F98.3) F50.9 Transtorno de alimentação não especificado
|