Concepção, Gestação, Bebê e Infância
Casal e Família
Relações de Gênero
Sexualidade Humana
DST's & AIDS
Métodos Contraceptivos
Estresse & Ansiedade
Medos & Fobias
Saúde & Prevenção
Hábitos e Disfunções Alimentares
Qualidade de Vida
Neurociências
Dependência química
Farmacologia
Psicologia Organizacional
Psicologia Acadêmica
Psicologia do Trânsito
Ética & Legislação
Direitos e Declarações Universais
Instituições
Notícias
Indicações Bibliograficas
Utilidade pública
Normas e Responsabilidades
Sobre o Site



Marcos A. L. Renna - Contato: 2965-4042 / 98458-4892
Dependência química
Home » Notícias » Dependência química

22/02/2007
Fumar é tão perigoso como usar heroína


RIO, 22 de fevereiro de 2007 - Fumar provoca mudanças duradouras no cérebro semelhantes às deixadas em animais com o uso de cocaína, heroína e outras drogas viciantes.

A análise do tecido cerebral de fumantes e não-fumantes mortos, feita por pesquisadores do Instituto Nacional do Abuso de Drogas (Nida, do inglês), nos EUA, revelou que os fumantes apresentavam as alterações mesmo que tivessem deixado o cigarro há anos.

Os resultados mostram que existem mudanças químicas de longo prazo no cérebro humano - avaliou Michael Kuhar, da Emory University, em Atlanta. - Essas alterações sozinhas sugerem uma base fisiológica para o vício da nicotina.

A equipe de pesquisadores liderada por Bruce Hope, do Nida, investigou duas enzimas encontradas nos neurônios. Essas substâncias colaboram para o envio de sinais químicos de modo parecido com a ação da dopamina - outro composto capaz de carregar mensagens.

Fumantes e ex-fumantes apresentavam índices mais altos dessas enzimas, conforme informaram os pesquisadores em artigo publicado no Journal of Neuroscience.

De acordo com Hope, outros estudos revelaram os mesmos resultados em animais que receberam cocaína e heroína. Ficou claro que os efeitos eram provocados pelas drogas.

"Isso sugere fortemente que as mudanças observadas em fumantes e ex-fumantes contribuem para o vício", escreveu Hope em comunicado.

Especialistas em fumo têm alertado há muito que o potencial viciante da nicotina é tão grande quanto o da heroína.

De acordo com o Vigiescola 2002-2005 - estudo sobre o tabagismo entre estudantes no Brasil do Instituto Nacional de Câncer (Inca) - a maioria dos fumantes experimenta o primeiro cigarro antes dos 12 anos. A precocidade da experiência também está associada à severidade do vício.

No Rio de Janeiro, 10% dos meninos e 14% das meninas com idades entre 12 e 16 anos são fumantes. Em Porto Alegre, a capital com o segundo pior número de meninos viciados e o primeiro de meninas, os números sobem para 15% e 23%, respectivamente. Em Fortaleza, a situação se inverte. A capital do Nordeste tem o primeiro pior número de meninos fumantes - são 20% - e o segundo de meninas - 18%.

Ainda segundo estatísticas do Inca, existem 22 milhões de fumantes no país. Da população carioca, 20% dos homens e 15% das mulheres têm o vício.

Fonte: Jornal do Brasil
Beber demais aumenta riscos de derrame cerebral
16/01/2005 - 12h29m
Beber demais aumenta riscos de derrame cerebral - - (Bibliomed). Um estudo prospectivo que investigou a saúde de quase 40 mil profissionais de saúde por 14 anos foi publicado na edição mais recente ... Leia mais

Nova lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping está em vigor
16/01/2005 - 12h26m
Nova lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping está em vigor - - Com o objetivo de coibir cada vez mais o uso de substâncias ilegais que melhoram o rendimento esportivo de atletas ... Leia mais

Meu namorado é usuário de cocaína. Ele não usa diariamente, pelo contrário, usa somente de final de semana, mas aí ninguém o segura.
16/01/2005 - 12h21m
Meu namorado é usuário de cocaína. Ele não usa diariamente, pelo contrário, usa somente de final de semana, mas aí ninguém o segura. Gostaria muito de ter maiores informações sobre a vacina anti-cocaí ... Leia mais

Aumenta número de jovens dependentes de remédios
09/01/2005 - 15h41m
Aumenta número de jovens dependentes de remédios - - Os pais podem não o ter notado, mas muitos adolescentes estão usando medicamentos no lugar de substâncias como heroína, cocaína e êxtase, segundo ... Leia mais

Cientistas dizem ter achado causa da dependência de álcool
09/01/2005 - 15h39m
Cientistas dizem ter achado causa da dependência de álcool - - Cientistas norte-americanos dizem ter descoberto como o consumo excessivo de álcool produz mudanças no cérebro que levam uma pessoa a f ... Leia mais

Cocaína detectada no suor
22/12/2004 - 01h52m
Um método desenvolvido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP), que identifica a presença de cocaína no organismo humano até dez dias após o consumo, poderá se ... Leia mais

Uso de álcool por adolescentes precisa ser retardado
22/12/2004 - 01h48m
Tempo em que criança com arma na mão era cena de guerra fundamentalista é passado. A realidade da violência como pertencente ao cotidiano dos jovens é cada vez mais comum no Brasil. Um estudo da Funda ... Leia mais


« Página Anterior | Próxima página »
Página de 2
Home :: Eventos :: Dicionário :: DSM-IV :: CID-10 :: Contato               PsicNet - Todos os direitos reservados