Concepção, Gestação, Bebê e Infância
Casal e Família
Relações de Gênero
Sexualidade Humana
DST's & AIDS
Métodos Contraceptivos
Estresse & Ansiedade
Medos & Fobias
Saúde & Prevenção
Hábitos e Disfunções Alimentares
Qualidade de Vida
Neurociências
Dependência química
Farmacologia
Psicologia Organizacional
Psicologia Acadêmica
Psicologia do Trânsito
Ética & Legislação
Direitos e Declarações Universais
Instituições
Notícias
Indicações Bibliograficas
Utilidade pública
Normas e Responsabilidades
Sobre o Site



Marcos A. L. Renna - Contato: 2965-4042 / 98458-4892
Temas sobre Saúde - Geral
Home » Saúde & Prevenção » Temas sobre Saúde - Geral » Tema

Conjuntivite
19/12/2003 - 00h50m

Conjuntivite é um termo usado para definir a inflamação da conjuntiva, uma membrana fina que recobre a maior parte do globo ocular. Ela pode ser aguda, com duração de até 4 semanas ou crônica, quando dura mais de 4 semanas.

As causas das conjuntivites são variadas: infecciosas, alérgicas, tóxicas, entre outras. Quando infecciosas, são contagiosas ( passam de pessoa a pessoa), e geralmente causadas por vírus ou bactéria.

As  mais comuns são as conjuntivites causadas por vírus. Nesta forma de conjuntivite, a pessoa pode se contaminar pelo ara, quando em aglomerações, em ambientes fechados ou muito poluídos, através da água de piscina se em contato com uma pessoa acometida.

O paciente reclama de coceira (ou prurido), olho vermelho, sensação de areia, lacrimejamento, sensibilidade à claridade (ou fotofobia) e saída de secreção, que pode ser clara ou amarela. Às vezes, a conjuntivite pode estar associada a quadro de dor de garganta, febre e dores no corpo.

As conjuntivites virais são auto-limitadas (vêm e vão embora), mas alguns vírus são mais agressivos do que outros, dando extremo desconforto, dor ou deixando algumas seqüelas (cicatrizes).

O diagnóstico  apesar dos sintomas serem semelhantes nas conjuntivites, é de fundamental importância que o oftalmologista examine os  olhos do paciente na lâmpada de fenda (um tipo de microscópio) para fazer a diferenciação  entre elas, ou seja, dar o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

No tratamento da conjuntivite não se recomenda à auto-medicação ou uso indiscriminado de colírios antibióticos ou corticóides que podem estar contra indicados para o quadro, agravando o caso.

Deve-se utilizar  de lágrimas artificiais até 5 vezes ao dia, compressas geladas e separar objetos de uso pessoal. Essas medidas aliviam os sintomas, reduzem o desconforto e não mascaram o quadro.




Nome:

E-mail:

Telefone:

Dúvida:

Código de segurança (Repita o código):
 



Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do amigo:

E-mail do amigo:

Mensagem:

Código de segurança (Repita o código):
 


Home :: Eventos :: Dicionário :: DSM-IV :: CID-10 :: Contato               PsicNet - Todos os direitos reservados