HPB (hiperplasia prostática benigna)
A próstata em geral, recomeça a crescer por volta da década da vida. Trata-se da hiperplasia prostática benigna (HPB), que é um crescimento benigno da próstata sem qualquer característica cancerígena.
Devido à proporção anatômica que a próstata ocupa, envolvendo a primeira porção da uretra como um anel ao redor do dedo, o seu crescimento manifesta-se Por sintomas decorrentes da obstrução do fluxo urinário como por exemplo,hesitação no momento da micção, jato urinário fraco e interrompido, gotejamento exagerado depois da micção e aumento do numero de micções diurnas e noturnas.
Ocasionalmente podem coexistir sintomas chamados irritativos, como urgência para urinar e até incontinência urinar. Raramente há dor entre as manifestações da HPB.
Ter HPB não significa, obrigatoriamente, ter que se tratar, pois esta doença não evolui para câncer. As alternativas de tratamento, em função dos sintomas, incluem medicamentos e as cirurgias desobstrutivas através da uretra (endoscópica) ou por incisão abdominal.