Concepção, Gestação, Bebê e Infância
Casal e Família
Relações de Gênero
Sexualidade Humana
DST's & AIDS
Métodos Contraceptivos
Estresse & Ansiedade
Medos & Fobias
Saúde & Prevenção
Hábitos e Disfunções Alimentares
Qualidade de Vida
Neurociências
Dependência química
Farmacologia
Psicologia Organizacional
Psicologia Acadêmica
Psicologia do Trânsito
Ética & Legislação
Direitos e Declarações Universais
Instituições
Notícias
Indicações Bibliograficas
Utilidade pública
Normas e Responsabilidades
Sobre o Site



Marcos A. L. Renna - Contato: 2965-4042 / 98458-4892
Psicologia Organizacional
Home » Psicologia Organizacional » Tema

O comportamento humano nas organizações
19/07/2004 - 16h49m

A revolução industrial, sobre o ponto de vista histórico, trouxe transformações vitais para as organizações e para a humanidade.

Do ponto de vista da evolução notou-se que houve um  rápido avanço não só da tecnologia como também nas grandes descobertas científicas, promovendo um avanço tecnológico industrial de larga escala, e que muitas vezes não possuía suporte para sustenta-las, entre os avanços cita-se:

A concentração das unidades produtivas;
A expansão da produção e dos setores estratégicos;
A padronização da população ativa do país;
A superação de precedentes (relações de produção cidade/campo)
A tendência à urbanização;
O surgimento de novas políticas; etc...

A revolução industrial na realidade constituiu uma sociedade basicamente capitalista, onde o fortalecimento da produção possibilitou o desenvolvimento da diversificação das industrias. E com isso não só trouxe um grande desenvolvimento na racionalização e organização do trabalho, como também trouxe um desequilíbrio em várias áreas, entre elas a ecológica e psicológica.

Segundo Friedmann,  o trabalho assume os seguintes aspectos:

Aspecto técnico, que implica em questões da adaptação e de local de trabalho, sob os aspectos sociológicos e fisiológicos.

Aspectos fisiológicos - apontando as questões existentes entre o local de trabalho e os aspectos psicossomáticos.

Aspecto moral – abordando os aspectos relacionados às atividades sociais humanas considerando as aptidões, as motivações e satisfações humanas.

Aspecto social, que considera basicamente as questões do ambiente de trabalho e dos fatores externos (família, sindicatos, partidos políticos, classe social, entre outras).

Aspecto econômico, considerando o fator da produção de riquezas e outros fatores como: organização, propriedade, terras, etc.

Através dos aspectos citados, friedamamm, conclui que o trabalho é uma ação humanizada exercida num contexto social, que sofre influências oriundas de distintas fontes, o que resulta numa ação recíproca entre o trabalhador e os meios de produção.

Na sociedade em que vivemos, grande parte  ou até mesmo,  quase todo o processo produtivo é realizado dentro das organizações, assim o homem, passa a maior parte do tempo dentro das organizações, onde ele depende para sua vivência, ou seja, necessita dela para aprender, ganhar seu salário, curar suas doenças e obter todo os produtos e serviços de que necessita, assim, dentro de uma visão mais ampla, as organizações acabam por serem  unidades sociais ou agrupamentos humanos, a fim de atingir objetivos específicos.

Dentro das organizações,  o recurso humano,  constitui o mais valioso dos recursos, pois as pessoas são dotadas de habilidades, capacidades, conhecimentos, e etc... A complexidade do homem, muitas vezes dificulta a compreensão de sua natureza e de suas ações. A motivação que se completa com a satisfação, ou frustração ou ainda a compensação de suas necessidades, faz com que,  o homem seja um ser transacional, voltado para objetivos. Assim, as necessidades humanas,  podem ser classificadas como: fisiológicas, sociais, psicológicas culturais e econômicas... portanto  a motivação das pessoas produz o clima organizacional e é por este influenciado.



“No processo de moldar a natureza exterior a ele, o homem molda e modifica a si mesmo”. 

                                                              Erick Fromm
 




Nome:

E-mail:

Telefone:

Dúvida:

Código de segurança (Repita o código):
 



Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do amigo:

E-mail do amigo:

Mensagem:

Código de segurança (Repita o código):
 


Home :: Eventos :: Dicionário :: DSM-IV :: CID-10 :: Contato               PsicNet - Todos os direitos reservados