Concepção, Gestação, Bebê e Infância
Casal e Família
Relações de Gênero
Sexualidade Humana
DST's & AIDS
Métodos Contraceptivos
Estresse & Ansiedade
Medos & Fobias
Saúde & Prevenção
Hábitos e Disfunções Alimentares
Qualidade de Vida
Neurociências
Dependência química
Farmacologia
Psicologia Organizacional
Psicologia Acadêmica
Psicologia do Trânsito
Ética & Legislação
Direitos e Declarações Universais
Instituições
Notícias
Indicações Bibliograficas
Utilidade pública
Normas e Responsabilidades
Sobre o Site



Marcos A. L. Renna - Contato: 2965-4042 / 98458-4892
Temas sobre Saúde - Geral
Home » Saúde & Prevenção » Temas sobre Saúde - Geral » Tema

Aneurismas e Dissecção
18/10/2004 - 14h46m

Aneurisma: O aneurisma é uma dilatação anormal localizada de qualquer vaso.

Aneurisma verdadeiro: Contém todos os elementos da parede arterial, geralmente enfraquecidos ou com estrutura alterada e o sangue permanece dentro do sistema circulatório. Ex: aneurismas ateroscleróticos, sifilíticos e congênitos.

Falso aneurisma, pseudo-aneurisma ou hematoma pulsátil: É um hematoma extravascular que se comunica com o espaço intravascular

As dissecções arteriais geralmente da aorta, ocorrem quando o sangue penetra na parede da artéria, dissecando entre suas camadas e dando origem a uma cavidade dentro da própria parede do vaso. As principais causas dos aneurismas verdadeiros da aorta são a aterosclerose e a degeneração cística. Os aneurismas arteriais também podem ser determinados pela poliarterite nodosa e outras vasculítides.

   A aterosclerose, a etiologia mais frequente dos aneurismas, enfraquece a parede arterial por destruir a camada média depois da formação de uma placa a partir da íntima. De maneira geral, os aneurismas ateroscleróticos ocorrem na aorta abdominal, com frequência entre as artérias renais e a bifurcação ilíaca ou até mesmo nas ilíacas comuns.

Aneurismas da aorta abdominal: Os sintomas clínicos são provocados por ruptura para a cavidade peritoneal, compressão de uma estrutura adjacente, oclusão de algum vaso ou formação de um trombo mural e a formação de uma massa abdominal que simula um tumor. A mortalidade operatória dos aneurismas não rotos é de 5%. A mortalidade em cirurgia emergencial após ruptura é de 50%.

Patogenia: Além da aterosclerose, existem fatores genéticos e hemodinâmico.

Aneurisma inflamatório da aorta abdominal: Fibrose ao redor da aorta com reação inflamatória linfoplasmocitária abundante, com muitos macrófagos e células gigantes. Não se sabe a etiologia.

Aneurisma micótico da aorta abdominal: Aneurismas que se infectaram após uma infecção circulante se instalar na parede do vaso, principalmente em bacteremia decorrente de gastrenterite por Salmonella.

Aneurismas sifilíticos ( luéticos ): Quase sempre se restringem à aorta torácica e comprometem o arco da aorta. Os sinais e sintomas são referentes à compressão de estruturas abdominais, problemas respiratórios devido à compressão dos pulmões e vias aéreas, dificuldade na deglutição por compressão do esôfago e tosse devido compressão ou irritação do nervo laríngeo recorrente. O comprometimento começa na adventícia envolvendo principalmente os vasa vasorum.

Dissecção da aorta: Afecção catastrófica causada por dissecção do sangue ao longo dos planos laminares da média, com a formação de um canal cheio de sangue dentro da parede do vaso.

Patogenia: Algumas dissecções têm relação com o distúrbio denominado síndrome de Marfan, uma doença autossômica dominante do tecido conjuntivo caracterizada por manifestações esqueléticas, cardiovasculares e oculares.

Classificação:

Lesões proximais ( mais comuns e perigosas )

Tipo I de DeBakey ( apenas o segmento ascendente ) e tipo II de DeBakey ( segmento ascendente e descendente )

Lesões distais: distalmente à artéria subclávia

Sintoma clínico da dissecção aórtica: Dor excruciante na região anterior do tórax que irradia para o dorso e para baixo.    




Nome:

E-mail:

Telefone:

Dúvida:

Código de segurança (Repita o código):
 



Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do amigo:

E-mail do amigo:

Mensagem:

Código de segurança (Repita o código):
 


Home :: Eventos :: Dicionário :: DSM-IV :: CID-10 :: Contato               PsicNet - Todos os direitos reservados