Concepção, Gestação, Bebê e Infância
Casal e Família
Relações de Gênero
Sexualidade Humana
DST's & AIDS
Métodos Contraceptivos
Estresse & Ansiedade
Medos & Fobias
Saúde & Prevenção
Hábitos e Disfunções Alimentares
Qualidade de Vida
Neurociências
Dependência química
Farmacologia
Psicologia Organizacional
Psicologia Acadêmica
Psicologia do Trânsito
Ética & Legislação
Direitos e Declarações Universais
Instituições
Notícias
Indicações Bibliograficas
Utilidade pública
Normas e Responsabilidades
Sobre o Site



Marcos A. L. Renna - Contato: 2965-4042 / 98458-4892
DSM-IV
4ª Edição
Home » DSM-IV » Transtornos Relacionados à Nicotina

Transtornos Relacionados à Nicotina

Transtornos Relacionados à Nicotina

 

A Dependência e a Abstinência de Nicotina podem desenvolver-se com o uso de qualquer forma de tabaco (cigarros, fumo de mascar, rapé, cachimbos e charutos) e com medicamentos prescritos (goma de mascar e adesivos de nicotina). A capacidade relativa desses produtos de produzirem Dependência ou induzirem Abstinência está associada com a rapidez característica da via de administração (fumada > oral > transdérmica) e do teor de nicotina do produto.

Esta seção contém discussões específicas aos Transtornos Relacionados à Nicotina. Já foram oferecidos textos e critérios para a definição dos aspectos genéricos da Dependência de Substância , os quais se aplicam a todas as substâncias. O texto específico à Dependência de Nicotina é oferecido abaixo. A intoxicação com nicotina e o abuso de nicotina não são incluídos no DSM-IV; a intoxicação com nicotina raramente ocorre e não foi bem estudada. Além disso, o abuso de nicotina tende a não ser observado na ausência de Dependência. Texto e critérios específicos para Abstinência de Nicotina são oferecidos abaixo. Também relacionamos a seguir os Transtornos Relacionados à Nicotina.

 

Transtorno por Uso de Nicotina

 

F17.2x - 305.10 Dependência de Nicotina.

Transtorno Induzido por Nicotina

F17.3 - 292.0 Abstinência de Nicotina .

F17.9 - 292.9 Transtorno Relacionado à Nicotina Sem Outra Especificação .

Transtorno por Uso de Nicotina

F17.2x - 305.10  Dependência de Nicotina

Consultar também o texto e os critérios para Dependência de Substâncias. Alguns dos critérios genéricos para Dependência parecem não se aplicar à nicotina, enquanto outros exigem explicações adicionais. A tolerância à nicotina é manifestada  pela ausência de náusea, tontura e outros sintomas característicos, apesar do uso de quantidades substanciais de nicotina, ou de uma diminuição do efeito observado com o uso continuado da mesma quantidade de produtos contendo nicotina. A cessação do uso de nicotina produz uma síndrome bem definida de abstinência, descrita adiante. Muitos indivíduos que usam a nicotina podem consumi-la para aliviar ou evitar sintomas de abstinência ao despertarem ou ao saírem de uma situação onde o uso é restrito (por ex., no trabalho ou em um avião). Os indivíduos que fumam e os que utilizam a nicotina de outra forma tendem a verificar que esgotam seu suprimento de cigarros ou outros produtos contendo nicotina mais rapidamente do que de início pretendiam. Embora mais de 80% dos fumantes expressem um desejo de deixar de fumar e 35% parem a cada ano, menos de 5% obtêm sucesso em tentativas de abandonar o hábito sem auxílio externo. O melhor exemplo do longo tempo gasto usando a substância é representado pelo hábito de fumar um cigarro atrás do outro. Uma vez que as fontes de nicotina estão prontas e legalmente disponíveis, é raro um indivíduo dispender muito tempo tentando obter a nicotina. A desistência de importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas pode ocorrer quando o indivíduo evita uma atividade porque esta ocorre em áreas onde o fumo é restrito. O uso continuado, apesar do conhecimento dos problemas médicos relacionados ao fumar, representa um problema de saúde particularmente importante (por ex., um indivíduo que continua condição médica geral induzida pelo tabaco tal como bronquite ou outra doença pulmonar obstrutiva crônica).

 

Especificadores

 

 

Os seguintes especificadores podem ser aplicados a um diagnóstico de Dependência de Nicotina :

Com Dependência Fisiológica

Sem Dependência Fisiológica

Remissão Completa Inicial

Remissão Parcial Inicial

Remissão Completa Mantida

Remissão Parcial Mantida

Em Terapia com Agonista


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do amigo:

E-mail do amigo:

Mensagem:

Código de segurança (Repita o código):
 


Home :: Eventos :: Dicionário :: DSM-IV :: CID-10 :: Contato               PsicNet - Todos os direitos reservados